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Estratégia Boa, Estratégia Ruim: 9 Lições para Usar no Seu Negócio

O mundo dos negócios está cheio de exemplos de estratégias boas, que ajudaram a transformar pequenas empresas em gigantes, e de estratégias ruins, que até hoje são lembradas como “o que não fazer” em uma companhia. É dessas estratégias boas e ruins que Richard P. Rumelt trata no livro “Estratégia Boa, Estratégia Ruim”.

Considerado um dos títulos mais importantes para quem quer entender o pensamento estratégico e como aplicá-lo em uma empresa, “Estratégia Boa, Estratégia Ruim” trata “do que é extremamente importante, não de tudo o que todo mundo faz ou quer fazer”.

“A essência de uma estratégia é um projeto de ações necessárias para enfrentar um desafio ou uma oportunidade importante. Seja no xadrez, na guerra, nos negócios ou na política, a ideia básica é concentrar a energia e os recursos onde eles serão mais úteis – no ponto fraco do inimigo ou do oponente ou onde a oportunidade de ganho é maior.”

Richard Rumelt traz uma série de cases e histórias para mostrar os efeitos da boa estratégia e as sérias consequências da estratégia ruim.

Principais Lições do Livro “Estratégia Boa, Estratégia Ruim”

#1 – Não Confunda Estratégia com Metas

Estratégia não é definir metas ambiciosas, visões ou slogans. Dizer que a estratégia-chave da empresa é um aumento de 20% na receita e uma margem de lucro de 20% é um erro. Essas são metas.

Uma estratégia é um conjunto de ideias diferentes que inclui um plano para atingir essas metas. Ela inclui informações precisas sobre como as metas serão alcançadas. A confusão sobre o que é estratégia – que envolve meta, slogan e até chavão – acontece porque muitas vezes, uma meta ou uma visão pode ser o ponto de partida para desenhar uma estratégia.

“Onde está o plano de ação? Sem plano de ação, não há estratégia.”

#2 – Toda Estratégia é Diferente, mas Tem Algo em Comum

Por mais que as estratégias possam ser diferentes, elas possuem um componente em comum: o núcleo. Esse núcleo é composto por três partes: um diagnóstico, uma política orientadora e um conjunto de ações coerentes.

Diagnóstico: Uma análise simples de um conjunto de condições que podem ser complexas.

Política de Orientação: Estabelece as normas que serão usadas para lidar com o diagnóstico.

Conjunto de Ações Coerentes: Garante a aplicação eficaz da política de orientação.

Um exemplo de diagnóstico e política de orientação pode ser encontrado na IBM, que vivia uma crise em 1993. A direção da empresa discutia se deveria se adaptar à fragmentação do mercado de computadores, mas o CEO Lou Gerstner veio com um diagnóstico diferente: integrar e centralizar os vários departamentos para que a IBM pudesse se tornar líder de mercado em consultoria de TI.

#3 – Uma Boa Estratégia Exige uma Escolha

Toda estratégia implica uma escolha. Para atingir seu objetivo, a estratégia propõe uma direção a seguir. E raramente é possível andar em duas direções diferentes ao mesmo tempo e fazendo tudo certo.

Uma boa estratégia exige da empresa e de seus colaboradores a priorização daquilo que é mais importante, para que então os recursos possam ser alocados para fazer isso acontecer. Tentar correr cada um para um lado, não vai funcionar.

“Seja no tabuleiro de xadrez, no campo de batalha, em uma campanha política ou em uma empresa, as estratégias eficazes são projetos de ação coordenada que visam superar desafios específicos.”

#4 – A Estratégia Deve Ser Usada para Obter Vantagem Competitiva

Para lucrar com uma estratégia, a empresa precisa garantir que ela seja capaz de trazer vantagem sobre os concorrentes. Isso significa que a estratégia deve antecipar oportunidades, antes que a concorrência tenha tempo de agir.

Um bom exemplo é a montadora japonesa Toyota, que investiu mais de US$ 1 bilhão em tecnologias híbridas de eletricidade e gasolina, muito antes do movimento de eletrificação ganhar corpo. A companhia entendeu que a diminuição de combustíveis fósseis levaria a uma demanda por carros elétricos e híbridos. Com isso, a Toyota foi pioneira na primeira tecnologia híbrida e levou vantagem sobre os concorrentes.

#5 – Encontre o Equilíbrio entre Ações e Recursos

Chegou o momento de se questionar: tenho os recursos para realizar minha estratégia? E ainda: esses recursos refletem minha situação atual?

Uma boa estratégia é composta de ações baseadas em sua situação atual e que se encaixam para maximizar sua vantagem.

“Uma estratégia não é uma lista de aspirações ou ambições, nem é uma lista de todas as coisas que os membros do comitê acham que são boas ideias. A estratégia eficaz trata do que é extremamente importante, não de tudo o que todo mundo faz ou quer fazer.”

#6 – Tire Proveito das Mudanças em Sua Estratégia

No mundo de hoje, a única constante é a mudança. Isso se aplica e muito aos negócios. Portanto, as empresas que conseguem desenvolver estratégias que se aproveitam das mudanças terão mais lucratividade.

A inovação também é um gerador de mudanças. Basta olhar para vários mercados para perceber isso: a mudança dos filmes fotográficos em branco e preto para os coloridos (que colocaram a Kodak e a Fuji na ponta) e a troca das câmeras fotográficas analógicas pelas digitais mostram como a inovação tem o poder de chacoalhar mercados inteiros.

#7 – Maximize Sua Vantagem Competitiva ao Limitar as Oportunidades da Concorrência

Uma estratégia transforma visões em realidade. Em muitos casos, faz isso ao maximizar a vantagem competitiva, ou seja, a capacidade de produzir mais valor a custos mais baixos do que os concorrentes.

Uma forma de fazer isso é ter uma estratégia que utiliza mecanismos de isolamento, que conferem uma vantagem competitiva em uma área ao limitar as oportunidades da concorrência.

A Apple dominou durante muito tempo o mercado de dispositivos móveis ao instalar em seus iPhones mecanismos de isolamento que funcionam em conjunto. Não é só a tecnologia, é a marca, o prestígio da companhia, os apps complementares e integrados. Demorou muito tempo para que a Samsung, com a estratégia de vários modelos, níveis e preços, ultrapassasse a Apple.

#8 – Teste Sua Hipótese Estratégica e Depois Sofistique Suas Ideias

Richard Rumelt afirma que para se tornar um bom estrategista, é preciso criar hipóteses estratégicas. Estamos falando de teses que são fundamentadas em uma ideia e que ao serem testadas, vão determinar se funcionam ou não. Se funcionarem, temos um negócio.

Para Howard Schultz, a hipótese a ser testada é que a experiência de se beber um café expresso na Itália poderia ser recriada nos Estados Unidos com sucesso. Ele convenceu uma empresa de torrefação em Seattle a ceder um espaço para montar um pequeno espaço para café expresso. O nome da companhia? Starbucks.

Schultz começou copiando o café expresso italiano, mas logo percebeu que os norte-americanos preferiam tomar sua bebida sentados e não apenas encostados no balcão. Ele introduziu mesas e cadeiras. Com a demanda para levar o café, em vez de consumir na loja, ele introduziu os copos de papel.

Em outras palavras, ele testou sua hipótese, aprendeu com ela e foi além de recriar a experiência italiana. Ele testou, refinou, testou, refinou novamente.

#9 – Analise a Situação de Fora para Dentro e Aprenda com os Erros dos Outros

Todo bom estrategista teme o momento em que, acreditando que está no topo do mundo, acaba tomando a decisão errada. Isso acontece, muitas vezes, quando se parte da visão interna na hora de olhar uma situação. Em resumo, olhar de dentro para fora e não de fora para dentro.

A visão interna é a tendência de ignorar as lições que outras pessoas aprenderam em uma situação semelhante. Achar que “não vai acontecer comigo” é um erro, pois ignora o aprendizado com o fracasso alheio.

Para evitar esse pensamento, é importante ganhar perspectiva, examinando atentamente uma situação de fora. Uma boa forma de fazer isso é se perguntar: Por que outras pessoas em uma situação semelhante à minha tiveram sucesso ou fracassaram?

A crise financeira de 2008 pegou empresas, investidores e analistas econômicos “de surpresa”, com efeitos devastadores. Isso aconteceu porque os analistas não aplicaram uma visão externa e falharam em enxergar os sinais que lembravam crises passadas.

A boa estratégia se beneficia de prestar atenção às experiências de outras pessoas e às lições que elas aprenderam com essas experiências.

Conclusão

Em “Estratégia Boa, Estratégia Ruim”, Richard Rumelt diz que todos podemos aprender a ser bons estrategistas. Para isso, é preciso entender o que faz uma boa estratégia, seja alavancando, maximizando recursos, antecipando mudanças ou buscando inovação.

O livro traz ainda alguns conselhos práticos para chegar lá:

Defina suas prioridades: Faça uma lista com as coisas mais importantes e comece por elas. Ao fazer a lista, você vai dar unidade de direção aos objetivos e resolver problemas de coerência.

Aprenda com as lições do passado: Ao viver uma situação que outras pessoas já experimentaram, preste atenção em como foi o resultado. Analise sua própria situação de maneira objetiva, sem presumir que é diferente do que aconteceu.

Teste suas hipóteses: Criar suas hipóteses e aprender com os testes vai lhe dar uma visão do que precisa ser ajustado, adaptado e refinado. O aprendizado poderá ser usado para criar uma estratégia de sucesso.

Com essas lições, você estará mais preparado para desenvolver estratégias eficazes e evitar os erros comuns que podem comprometer o sucesso do seu negócio.

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